domingo, 12 de abril de 2015

Paulo Brossard, ex-ministro do STF, morre aos 90 anos em Porto Alegre


Corpo será velado a partir das 14h30m deste domingo no Palácio Piratini
Flavio Ilha e Fernanda Krakovics, O Globo
O jurista e político Paulo Brossard morreu neste domingo em Porto Alegre aos 90 anos de idade. Ex-ministo do STF, ex-senador e um dos principais líderes da oposição à ditadura militar (1964-1985) no antigo MDB, Brossard morreu de causas naturais. Segundo a filha, Rita, o jurista “faleceu pacificamente, em sua residência” depois de um período de internação de quase seis meses. O horário do óbito não foi informado.
Brossard será velado no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, a partir das 14h30m e a cremação do corpo está marcada para às 21h. O governador José Ivo Sartori (PMDB) decretou luto oficial de três dias. Em nota, o governo manifestou “profunda tristeza com a perda” e destacou o papel do jurista na elaboração do anteprojeto da Constituição de 1988.
A presidente Dilma Rousseff lamentou, neste domingo, a morte do jurista e ressaltou seu papel na luta contra a ditadura. José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, e a OAB também lamentaram.
Paulo Brossard de Souza Pinto nasceu em 23 de outubro de 1924, em Bagé (RS), onde realizou os estudos primários e o curso ginasial. Transferiu-se para Porto Alegre em 1941 e ingressou dois anos depois na Faculdade de Direito de Porto Alegre, curso hoje vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Fonte: Blog NOBLAT
Paulo Brossard, respeitado jurista e quadro histórico do MDB (Foto: Roberto Stuckert Filho / Agência O Globo)Paulo Brossard, respeitado jurista e quadro histórico do MDB (Foto: Roberto Stuckert Filho / Agência O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário