terça-feira, 31 de maio de 2016

RN atinge meta da campanha de vacinação contra H1N1, diz Sesap


Do G1 RN

Ferraz agenda para segunda dose da vacina contra H1N1 em crianças (Foto: Roseli Souza/Secom Ferraz)RN bateu a meta de vacinação contra H1N1
(Foto: Roseli Souza/Secom Ferraz)
O Rio Grande do Norte atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde na campanha de vacinação contra H1N1. A informação foi divulgada nesta terça-feira (31) pelo Programa Estadual de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O estado teve cobertura vacinal de 80,15% do público alvo. A meta era vacinar pelo menos 80% do grupo prioritário.
De acordo com a Sesap, dos 167 municípios, 60 não atingiram a meta. A campanha começou no dia 25 de abril no RN e terminaria no dia 20 de maio, mas foi prorrogada até o dia 3 de junho para que o estado conseguisse alcançar a meta. No RN, a campanha atingiu as seguintes coberturas por grupos prioritários: crianças (74,97%), trabalhador de saúde (107,74%), gestante (68,11%), puérpera (82,26%), idoso (80,53%) e indígena (84,16%).
A meta mínima preconizada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) é de 80% para todos os grupos. Assim, gestantes e crianças encontram-se com a menor cobertura. “Considerando que todos os municípios já receberam doses suficientes para o alcance da meta, ou seja, 100% da população prioritária, a Sesap, através do Programa Estadual de Imunizações, mantém a recomendação de que os usuários dos grupos prioritários continuem buscando as salas de vacina para serem imunizados”, informou Zaira Santiago, responsável técnica pelo Programa Estadual de Imunizações.

Número de mortes por H1N1 no Brasil chega a 679, diz Ministério


Do G1, em São Paulo

Neste ano, o número de mortes relacionadas ao vírus H1N1 no Brasil chegou a 679, de acordo com o último Boletim Epidemiológico de Influenza do Ministério da Saúde,
divulgado nesta terça-feira (31). Em uma semana, foram 91 novos óbitos pela doença. Em todo ano de 2015, foram 36 mortes por H1N1 no país.
Até 23 de maio, foram registrados 4.153 casos de influenza de todos os tipos no Brasil. Deste total, 3.518 foram por influenza A (H1N1) – 530 casos a mais que em comparação ao último boletim, divulgado há uma semana.
São Paulo foi o estado onde foram registrados a maior parte dos casos de morte por gripe A, com 45,6% dos casos (310/679). Rondônia, Acre, Roraima, Tocantins, Piauí e Sergipe não tiveram mortes registradas.
Número de mortes por estado:
São Paulo (310 mortes);
Rio Grande do Sul (70);
Goiás (39);
Paraná (42);
Rio de Janeiro (34);
Santa Catarina (28);
Bahia (18);
Espírito Santo (20);
Minas Gerais (20);
Pará (17);
Mato Grosso do Sul (19);
Pernambuco (12);
Distrito Federal (10);
Paraíba (9);
Ceará (8);
Rio Grande do Norte (6);
Mato Grosso (5);
Amapá (4);
Alagoas (5);
Maranhão (1);
Outro país (1);
Casos de H1N1
A região Sudeste concentra o maior número de casos (1.842) de influenza A H1N1, sendo 1.050 no estado de São Paulo. Veja a relação de casos por estado:
São Paulo (1.050 casos);
Rio Grande do Sul (456);
Paraná (381);
Goiás (231);
Pará (132);
Santa Catarina (117);
Rio de Janeiro (108);
Distrito Federal (96);
Mato Grosso do Sul (121);
Bahia (84);
Espírito Santo (77);
Minas Gerais (73);
Pernambuco (42);
Ceará (28);
Rio Grande do Norte (14);
Paraíba (18);
Alagoas (17);
Mato Grosso (8);
Amapá (6);
Rondônia (7);
Acre (2);
Sergipe (3);
Amazonas (2);
Roraima (1);
Maranhão (1);
Piauí (1).
Vacina
Mais de 45,7 milhões de pessoas já se vacinaram contra a gripe neste ano, segundo a pasta. O valor representa 91,7% do público-alvo, que é formado por 49,8 milhões de pessoas consideradas de maior risco para desenvolver complicações causadas pela doença
.

Quadrilha explode carro-forte no Ceará e foge com dinheiro


  
Uma quadrilha fortemente armada com metralhadoras, fuzis e pistolas atacou um carro-forte, nesta segunda-feira (30), em Acopiara/CE, a 345 quilômetros de Fortaleza/CE. 

Os criminosos renderam os vigilantes e explodiram o veículo, levando uma quantia em dinheiro não informada. Ninguém ficou ferido, segundo informações preliminares da Polícia Militar.

O ataque quando pelo menos cinco suspeitos, em uma Hilux SW4, cercaram o carro-forte, na CE-404. “Eles detonaram explosivos e fugiram em direção ao município de Piquet Carneiro. Estamos iniciando as investigações”, disse o delegado Raphael Villarinho, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), responsável pelo caso.

Fonte:Blog do F. Silva

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Filho de Temer já tem patrimônio milionário

Com apenas sete anos de idade, Michel Miguel Elias Temer Lulia Filho, conhecido como Michelzinho, já é um milionário. Ele herdou do pai dois imóveis cujos valores somados superam R$ 2 milhões, segundo informa reportagem do jornal Estado de S.Paulo. Segundo a assessoria de Temer, os imóveis foram doados como antecipação de herança. 

“Localizados no Edifício Lugano, no Itaim-Bibi, zona sul da capital paulista, cada conjunto tem 196 m² e valor venal de R$ 1.024.802, segundo a Prefeitura de São Paulo – os dados são públicos e podem ser consultados na internet. O valor de mercado costuma ser de 20% a 40% mais alto do que o valor de referência usado pela Prefeitura para calcular o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)”, diz o texto.
 
Fonte:Robson Pires

Parecer sobre Cunha será entregue amanhã ao Conselho de Ética da Câmara

O parecer que pode apontar o futuro do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) será entregue ao Conselho de Ética da Casa, às 11h desta terça-feira (31). Quase seis meses depois do início das investigações pelo colegiado, o relator do caso, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), concluiu o relatório, que deve ser lido ainda nesta semana, mas só deve ser votado no próximo dia 9. 

O texto será entregue ao presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PR-BA). Cunha é acusado de mentir à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras quando negou a existência de contas no exterior em seu nome, o que caracteriza quebra de decoro parlamentar. A partir da da entrega do parecer, Araújo deve marcar uma reunião para a sua leitura. Como o advogado de Cunha, Marcelo Nobre, não fica em Brasília e são necessárias 24 horas de antecedência para agendar uma sessão, a expectativa é que o próximo encontro do conselho ocorra na tarde de quarta-feira (1º) ou na quinta-feira (2).
 
Fonte:Robson Pires

domingo, 29 de maio de 2016

Transexual desfila com fantasia crítica à bancada evangélica na Parada Gay

Viviany Beleboni, de 27 anos, cumpriu a promessa e subiu em um dos 17 trios elétricos da Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) em São Paulo com uma fantasia que fazia referência a mais um símbolo religioso, uma representação da Bíblia. A fantasia também trazia as palavras “bancada evangélica” e “retrocesso”, na crítica de Viviany aos deputados que no ano passado criticaram a atitude da transexual em desfilar ‘crucificada’. 

FOTOS: veja a preparação de Viviany Beleboni para a Parada Gay de SP 

A transexual manteve-se concentrada em sua apresentação sobre o trio. A representação da Bíblia abria e fechava, mostrando notas de dólares na parte de trás. No chão, o público aplaudia e acenava para Viviany. O trio elétrico que ela desfilava trazia uma faixa “Fora Temer bem à frente”. 

Os organizadores da Parada estimam um público de 2 milhões de pessoas este ano. A Polícia Militar ainda não divulgou estimativa do número de pessoas. 

Do Portal G1

Piauí registra novo caso de estupro coletivo

 
Uma jovem de 17 anos foi drogada e estuprada por cinco homens no município de Bom Jesus, a 635 km ao sul de Teresina, na sexta-feira da semana passada. A vítima foi encontrada seminua e amordaçada com a própria roupa em uma construção no centro da cidade. O crime foi praticado por um jovem de 18 anos e quatro menores, com idades entre 15 e 17 anos, que foram apreendidos. Ontem, o juiz de Bom Jesus, Heliomar Rios Ferreira, determinou a soltura dos quatro jovens.

A garota foi socorrida e levada para o Hospital Regional de Bom Jesus, onde foi feito exame de corpo de delito. A vítima chegou a ficar em coma induzido durante a recuperação. 

Em depoimento à polícia, os adolescentes negam participação no estupro e confirmam que o jovem de 18 anos manteve relações sexuais com a menor. O rapaz de 18 anos confessou que teve relações sexuais, mas negou o uso de violência. Ele continua preso. 

De acordo com o delegado Aldely Fonteneli, o laudo pericial confirmou que houve estupro, mas falta a comprovação do envolvimento dos adolescentes. A polícia fez coleta de material genético e o resultado dos exames deve demorar um mês. 

A promotora Gabriela Almeida Santana disse que se surpreendeu com a normalidade com que os menores encararam o abuso praticado contra a jovem. “Como eles estão na mesma cela, a impressão é que eles combinaram depoimentos. Nenhum dos quatro esboçou arrependimento. Eles negam participação e se mostraram muito tranquilos, falam a mesma versão com riqueza de detalhes. Não acredito na versão”, disse. 

Ela havia pedido a transferência dos quatro menores para o Centro de Internação Provisória, em Teresina. Eles estariam sofrendo ameaças. O juiz negou e determinou a soltura. 

Há um ano, quatro adolescentes sofreram um estupro coletivo em Castelo do Piauí, 194 km ao norte de Teresina. As vítimas, que tinham entre 15 e 17 anos, foram espancadas, apedrejadas, estupradas, amarradas e jogadas de um penhasco de oito metros de altura. Uma delas, Danielly Rodrigues Feitosa, de 17 anos, morreu. 

Fonte: G1

sábado, 28 de maio de 2016

Cuidado! Estresse pode desencadear uma série de doenças


 
O estresse sem interrupção pode se tornar um problema. É o que acontece quando alguém sofre todos os dias nas mãos de um chefe autoritário. Ou, então, quando a pessoa que cuida de um parente doente se sente sobrecarregada de responsabilidades e ainda vive com medo de perder o ente querido. Essa pressão constante acaba propiciando o aparecimento de inúmeras doenças:

Hipertensão
O coração acelera o ritmo. Em altas doses, e por um longo período, a adrenalina aumenta a pressão arterial de maneira irreversível. 
Insônia
Costuma ser o primeiro sinal. O cortisol, hormônio que deixa a pessoa alerta, é produzido em excesso, impedindo um sono tranquilo. 
Transtornos mentais
Ansiedade, depressão, síndrome do pânico e até esquizofrenia. Se houver uma tendência ao desenvolvimento de algum distúrbio psiquiátrico, o estresse crônico pode ser o gatilho que irá dispará-lo. 
Problemas gástricos
O estresse leva a gastrite, úlcera, refluxo, diarreias e colites, entre outras complicações digestivas.
Queda do sistema imunológico
A baixa imunidade acaba facilitando o aparecimento de infecções, como cistite e pneumonia. Quem tem predisposição a doenças autoimunes, como a psoríase, que afeta a pele, fica ainda mais suscetível ao estresse prolongado.

Fonte: Serrinha de fato

Cunha entra com ação no Supremo contra deputado Jean Wyllys



O deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ingressou com uma queixa-crime no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) por calúnia, difamação e injúria.

Cunha acusa Wyllys de ter ferido sua honra e dignidade, além de ter quebrado o decoro parlamentar, durante seu voto na sessão do dia 17 de abril, quando a Câmara autorizou a continuidade do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

Em seu voto, o deputado do PSOL afirmou que estava “constrangido de participar dessa farsa sexista, dessa eleição indireta, conduzida por um ladrão, urgida por um traidor, conspirador, apoiada por torturadores, covardes, analfabetos políticos e vendidos”.

Para a defesa de Cunha, Wyllys “de maneira direta e dolosa formulou violentos ataques verbais contra o ofendido, ferindo-lhe a honra, a dignidade e o decoro.”

Os advogados dizem que a declaração não pode ser resguardada pela imunidade parlamentar porque ela não pode ser “confundida com a outorga de uma autorização para que o seu detentor realize ataques pessoais infundados e covardes contra seus desafetos”.

“Embora vários parlamentares tenham manifestado inconformismo ou irresignação com a condução da votação do impeachment da então presidente da República, inclusive dirigindo críticas ao ofendido, este somente cuidou de propor ação penal contra quem tenha o feito de maneira verdadeiramente ofensiva”, diz a ação.

“O que comprova que apenas propõe a presente ação porquanto realmente adotou postura excessiva, que extrapolou qualquer direito de opinião ou crítica, ferindo de maneira intensa a sua honra e dignidade, em especial porque colocou em risco a higidez do processo que preside e atentou contra a independência da Câmara dos Deputados”, completou.

Folha Press

Fonte: J.Belmont

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Machado: delação inclui informações sobre arrecadação ilegal para políticos Ex-presidente da Transpetro cita Renan Calheiros, Romero Jucá e Sarney



Homologação. O ministro Teori Zavascki oficializou ontem a delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado - André Coelho/3-3-2015


 

BRASÍLIA — A delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado não se resume a 
gravações de conversas que teve com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) e com o ex-ministro do Planejamento Romero Jucá (PMDB-RR). Numa série de depoimentos prestados à Procuradoria-Geral da República, Machado falou sobre a arrecadação de dinheiro de origem ilegal para políticos aliados, entre eles Renan, Jucá e Sarney, segundo disse ao GLOBO uma fonte que acompanha o caso de perto.

O acordo de delação de Machado foi homologado pelo ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). Caberá ao procurador-geral, Rodrigo Janot, decidir, a partir de agora, que medidas adotar para aprofundar as investigações sobre as revelações do ex-presidente da Transpetro.

Parte das gravações de conversas de Machado, divulgadas pela “Folha de S. Paulo”, já derrubou Jucá do Planejamento. Até então, o ex-ministro era o aliado mais próximo do presidente interino, Michel Temer.

DEPOIMENTOS À PGR

Ex-senador pelo PSDB, Machado foi presidente da Transpetro de 2003 até o início do ano passado. Ele se manteve no cargo mesmo depois de ter sido acusado pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa de receber propina. Como exemplo, Paulo Roberto Costa disse que ele próprio entregou pessoalmente a Sérgio Machado R$ 500 mil. Subsidiária da Petrobras, a Transpetro é a maior empresa processadora de gás natural e de transporte de combustível do país. A arrecadação ilegal para políticos detalhada por Machado estaria ligada a fornecedores da Transpetro.

Não foi possível esclarecer até o momento se o ex-presidente da Transpetro falou sobre arrecadação para campanha ou para benefício pessoal dos personagens citados por ele. Na série de depoimentos, Machado se dispôs a contar detalhes de todas as ilegalidades de que teve conhecimento, no período em que comandou a estatal sob a proteção de um grupo de políticos do Senado, entre eles alguns dos principais nomes do PMDB. Certo de que o caminho que escolhera não teria retorno, Machado sentou diante de investigadores da Procuradoria-Geral da República e respondeu a todas as perguntas sem qualquer restrição. O ex-senador estava disposto a contar tudo o que sabia de seus ex-padrinhos políticos.

Ele não queria correr o risco de perder total ou parcialmente os benefícios da delação como pode acontecer com delatores que fizeram acusações seletivas. Machado decidiu partir para a delação no início do ano, quando descobriu que o executivo de uma empreiteira apontou uma conta usada por ele para movimentar dinheiro ilegal. A partir daí, ele passou a gravar conversas e recolher provas das irregularidades de que teve conhecimento, especialmente no período que presidiu a Transpetro. Político experiente, Machado detém segredos de ex-aliados do PMDB e do PSDB, partido ao qual foi filiado até deixar o Senado.

Procurada pelo GLOBO, a assessoria de imprensa de Renan disse que o senador não faria comentários até conhecer o conteúdo da delação de Machado. A assessoria de Romero Jucá disse que o senador “nunca autorizou ninguém a falar em nome dele sobre arrecadação de recursos para campanha”. O GLOBO tentou, sem sucesso, falar com a assessoria do ex-presidente Sarney.

Machado gravou mais de três horas de conversas com ex-aliados. Num dos diálogos, Renan conta a Sérgio Machado de uma conversa que ele teve com o diretor de redação da “Folha de S.Paulo”, Otávio Frias Filho, na qual o jornalista teria dito que houve “exageros” do jornal na cobertura da Operação Lava-Jato. Otávio Frias Filho não comentou. Na mesma gravação, o senador afirma que Dilma conversou, antes de ser afastada da Presidência, com o vice-presidente Institucional e Editorial do Grupo Globo, João Roberto Marinho. De acordo com Renan, a petista teria dito ao empresário que os veículos do Grupo Globo “tratam diferentemente de casos iguais”.

“Conversa muito ruim, a conversa com a menina da ‘Folha’... Otavinho [Otávio Frias Filho] foi muito melhor. Otavinho reconheceu que tem exageros, eles próprios têm cometido exageros, e o João [provável referência a João Roberto Marinho] com aquela conversa de sempre, que não manda. [...] Ela [Dilma] disse a ele ‘João, vocês tratam diferentemente de casos iguais. Nós temos vários indicativos’. E ele dizendo ‘isso virou uma manada, uma manada, está todo mundo contra o governo’”, relatou Renan.

Sobre o diálogo, em outro trecho, Renan disse ainda que “a conversa dela (Dilma) com João Roberto [Marinho] foi desastrosa. Ele disse para ela... Ela reclamou. Ele disse para ela que não tinha como influir”.

Em nota, João Roberto Marinho, vice-presidente Institucional e Editorial do Grupo Globo, explicou que, como disse o presidente do Senado, Renan Calheiros, é verdade que sempre que lhe pedem para interferir no noticiário, a favor de um grupo ou de outro, a resposta é sempre a mesma: ele não pode mandar que se interfira nos fatos, pois um veículo de imprensa deve tudo noticiar livremente. Ele acrescentou que o compromisso do Grupo Globo é com a notícia e com o público. Acrescentou que essa sua resposta gera desconforto, frustrações e, por vezes, afirmações descabidas, o que é compreensível, especialmente em momentos de crise.

Gravações indicam ação de políticos do PMDB para prejudicar Lava Jato


 
Gravações feitas pelo ex-senador e ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que teve acordo de delação premiada homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), indicam articulações entre ele e políticos do PMDB para prejudicar as investigações da operação Lava Jato.

Diálogos gravados por Machado com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com o ex-presidente da República e ex-senador José Sarney (PMDB-AP) mostram supostas tentativas de assegurar que Machado não fosse preso e de alterar leis para favorecer políticos investigados. 
Renan e Sarney negam que os diálogos tivessem por finalidade interferir na Lava Jato, que investiga desvio de recursos de contratos da Petrobras. (leia mais ao final desta reportagem). 
Sérgio Machado era considerado pelos investigadores o caixa da cúpula do PMDB, mas ele afirmou em várias conversas que não havia provas que ligassem nenhum dos líderes do partido ao suposto esquema. 
Ele pediu ajuda para evitar que novas delações surgissem ou que o juiz Sérgio Moro o pressionasse a falar. Em uma conversa de 10 de março, o ex-presidente José Sarney (PMDB) disse que ajudaria Machado a não ser preso.

sábado, 21 de maio de 2016

STJ decide que prostitutas podem cobrar em juízo por serviço

 
O STJ reconheceu a proteção jurídica a prostitutas, que passam a ter direito a cobrar em juízo o pagamento por seus serviços. O Tribunal concedeu um habeas corpus a uma garota de programa acusada de roubo. Ela tomou um cordão folheado a ouro de um cliente que se recusou a pagar R$ 15 pelo serviço. 

Em vez de roubo, a prostituta foi enquadrada no crime de exercício arbitrário das próprias razões. A pena máxima, nesse caso, é de um mês de prisão.
 
Fonte:Robson Pires

Homem é morto a tiros após sair de seresta na cidade de Caraúbas


Um homem de 47 anos foi morto a tiros em Caraúbas, na Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, após sair de uma Seresta. De acordo com informações da polícia militar local, o crime ocorreu na madrugada deste sábado (21), por volta das 4h.

A vítima, identificada como Raimundo Nonato Pereira, 47 anos, natural de Caraúbas, era conhecido por “Raimundo de Chica de Zé de Pedra” e de acordo com a Polícia Militar estava em uma Seresta no Conj. Habitacional Maria Bandeira, quando por volta das 4 Horas da madrugada saído em uma moto Honda/XLR 125, modelo 1998, de cor azul, placa MYO 7230 – Natal e foi encontrado morto com dois tiros no rosto, as margens da rodovia estadual, RN 233, na zona urbana de Caraúbas, saída para a cidade de Campo Grande. 
No local ninguém soube informar quem foi o autor do crime, muito menos a motivação. A Polícia Militar foi acionada e uma guarnição composta pelo Cb. Brito e o Cb. Francemilton, foram até o local. A polícia informou que realizou rondas na região para tentar localizar os criminosos, no entanto, até o fechamento desta matéria ninguém foi preso. 

Neste momento a Polícia Militar faz o isolamento do local e aguarda a chegada da equipe do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) que fara a remoção do corpo para sede do órgão em Mossoró. O crime será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas, sob o comando do Delegado Dr. Erick Gomes. 

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Homicida é morto em emboscada perto de Olho D'água do Borges/RN





O presidiário Onildo Hugolino da Silva Júnior, de 26 anos, foi executado a tiros no início da manhã desta quarta-feira (18), na zona rural de Olho Dágua do Borges, na região Oeste potiguar. Ele foi alvo de uma emboscada quando retornava para casa e foi morto às margens da rodovia RN – 078, na comunidade de Grotão.

Segundo a Polícia Militar, “Malapomba”, como era mais conhecida a vítima, teria passado a primeira noite no Centro de Detenção de Patu, onde cumpria pena por homicídio no regime semiaberto. No trajeto para casa, ele foi abordado por homens encapuzados que estavam em uma Hilux e assassinado tiros de revólver calibre 38 e espingarda calibre 12.

Para a PM, ainda não há indícios sobre o que teria motivado o crime. Seu corpo foi removido pelo ITEP para ser examinado e liberado para sepultamento. A Polícia Civil de Patu fará o levantamento das informações para investigação.

Onildo foi preso em novembro de 2014 pela Polícia Civil de Caraúbas, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Justiça do Paraná.

Ele foi julgado e condenado a sete anos de prisão por matar Elvis Dias de Brito, de 31 anos, em novembro de 2010, no município de Umuarama, no estado do Paraná.

O acusado teria retornado a sua cidade natal, Caraúbas, para fugir da polícia, mas acabou preso.

*Mossoró Hoje


Fonte: Nosso Paraná RN

Sete vereadores são presos em operação policial


PF cumpre mandado de busca e apreensão na prefeitura (Foto: Sávio Scarabelli/ G1)
A operação "Mar de Lama", desencadeada em Governador Valadares (MG), entra em mais uma fase nesta quinta-feira (19) e cumpre 15 mandados de prisão temporária, 21 mandados de busca e apreensão, cinco de prisão preventiva, 17 afastamento de cargo e três sequestros de bens. A operação é realizada pelo Ministério Público Federal e estadual e Polícia Federal. Entre os presos estão sete vereadores que foram afastados na primeira fase. 

De acordo com o MPMG, o objetivo é combater os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, advocacia administrativa e organização criminosa cometidos na Prefeitura de Governador Valadares e no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) da cidade. Ainda segundo o Ministério Público, nessa fase da operação são apurados os atos praticados no âmbito da competência da Justiça Estadual. 

Entenda o caso 
A primeira fase da operação "Mar de Lama" foi realizada pela Polícia Federal em abril deste ano, para desarticular uma organização criminosa instalada na Prefeitura e no SAAE. Vinte agentes públicos foram afastados, dentre os quais oito dos 21 vereadores. Oito pessoas foram presas. 

No mesmo mês, outros cinco parlamentares foram afastados dos cargos na segunda etapa da operação. Um gestor corporativo do SAAE também foi afastado e foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão. 

Segundo o Procurador da República, Felipe Valente Siman, as investigações começaram no início de 2014, para fiscalizar a aplicação de verba no valor de R$ 4,7 milhões liberada pelo Ministério da Integração Nacional, para minimizar os danos causados pelas fortes chuvas ocorridas no fim de 2013. Os envolvidos teriam se aproveitado dos estragos para fraudar licitações. 

Fonte:Do G1 Vales de Minas Gerais

terça-feira, 10 de maio de 2016

Protestos contra o impeachment paralisam ônibus e interditam vias em Natal


Da redação, 
Um protesto de motoristas e cobradores de ônibus deixaram os natalenses sem transporte coletivo na manhã desta terça-feira (10). A paralisação foi convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), que protesta contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).
Devido à paralisação dos ônibus, a prefeitura do Natal, através das redes sociais, autorizou táxis e ônibus escolares a fazerem fretamentos até o enceramento da manifestação.
O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro) se manifesta contra o afastamento da presidente Dilma e a possibilidade da perda dos direitos trabalhistas. A previsão da categoria é encerrar a manifestação e voltar com a normalidade dos serviços a partir das 9h.

DCE1

Assim como os motoristas e cobradores de ônibus, um grupo de estudantes se reuniu na manhã desta terça-feira também para protestar contra o impeachment da presidente. Incendiando pneus, os manifestantes fecharam a rua Coronel João Medeiros, que dá acesso à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), próximo à Praça Cívica do Campus.
DCE

Com bandeiras da Juventude do PT, Diretório Central dos Estudantes (DCE), entre outras organizações estudantis, o movimento se diz contrário ao que chama de "golpe" à democracia. A Polícia Militar acompanha a manifestação. O trânsito na BR-101, próximo ao local ficou lento.
Na BR-101 Norte, no sentido Extremoz/Natal, um grupo de manifestantes da CUT interditaram um via que dá acesso à Fábrica Guararapes. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), este protesto aconteceu das 6h40 às 7h, quando os sindicalistas utilizaram um ônibus para interromper o tráfego. Contudo, apesar da rápida paralisação, o trânsito acabou prejudicado.
Segundo o inspetor da PRF, Roberto Cabral, a manifestação transcorreu em pouco tempo e por isso não foi necessário o envio de uma equipe de patrulheiros rodoviários para o local.
Atualizada às 08h58 para acréscimo de informações.

Polícia civil identifica autores de homicídio em Alexandria/RN


 
O assassinato do agricultor Francisco Elenilson Freitas da Silva, de 34 anos, teve como motivação uma dívida de R$ 400 com agiotas na cidade de Alexandria, região do Alto Oeste potiguar. A informação foi confirmada pelo delegado municipal, Aroldo Sales. 

O crime foi praticado pelos próprios agiotas na madrugada do dia 16 de abril no Centro da cidade. A dupla continua foragida. Até o momento, eles foram identificados como “Sobrinho” e “Meireles”. 

Aroldo revelou ao MOSSORÓ HOJE que o principal motivo do assassinato foi a dívida de R$ 400. 

“Ele tinha pedido o dinheiro emprestado a juros a Meireles e não pagou. Aí eles foram lá e mataram”, disse o delegado. 

No vídeo divulgado pela polícia, Meireles é o garupa da moto. Ao avistar o agricultor caminhando e falando ao telefone, Meireles desce e desfere três facadas. 

Em seguida, Sobrinho se aproxima e, com frieza, efetua três tiros, o primeiro foi na cabeça da vítima. Francisco Elenilson só foi encontrado morto minutos depois por um irmão. 

Ainda segundo o delegado, os dois suspeitos foram identificados poucos dias depois do crime. Por conta disso, a Justiça decretou prisão temporária para ambos. 

“Estamos procurando eles. Quem tiver informações que nos levem até os dois, podem ligar para o telefone da delegacia: 3381-5532”, destacou. 

Aroldo frisou que o crime de pistolagem é bastante comum na região e que tem resultado não só em homicídios, como também em ameaças, agressões e extorsões. 

Fonte:Mossoró Hoje

Se o Cunha resolver entrar no rol dos delatores, acho que o governo Temer acaba no mesmo dia”, diz líder do PT

Do líder do Governo no Senado, Humberto Costa: “Se o Cunha resolver entrar no rol dos delatores, acho que o governo Temer acaba no mesmo dia”. O presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha, perdeu o trono por uma decisão do Supremo Tribunal Federal na semana passada. Ele também está impedido de exercer o mandato de deputado federal.