domingo, 31 de janeiro de 2016

Colisão entre moto e carro deixa um adolescente morto na BR 405 em Rafael Fernandes/RN

Uma colisão entre moto e carro deixa um adolescente morto na BR 405, altura do KM 161, em Rafael Fernandes/RN. O grave acidente ocorreu na manhã deste domingo(31), por volta das 09h30. 

De acordo com informações o adolescente pilotava a moto no sentido Rafael Fernandes a José da Penha/RN e em sentido contrário trafegava um veículo gol, conduzido pela pessoa conhecida como Cadim que ao fazer a conversão a esquerda foi atingindo pela moto, em consequência do forte impacto a moto pegou fogo. 

A vítima identificada como Alexandro Bernardo de Lucena, 16 anos, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do sinistro. Vítima e acusado residentes em Rafael Fernandes/RN. 

Uma viatura da PM compareceu ao local e solicitou a equipe do ITEP/RN que se fez presente no local.
 
Fonte:Nosso Paraná RN

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

ABORDAGEM À VEÍCULOS, E PESSOAS. "OPERAÇÃO SATURAÇÃO".EM MOSSORÓ/RN





O comandante do 2º DPRE (Distrito de Polícia Rodoviária Estadual), Capitão Lima, atendendo solicitação do comando geral da capital, colocou em campo todo seu efetivo, além de algumas viaturas extras nas ruas, na tarde/noite desta quarta feira 27 janeiro 2016. Segundo Capitão Lima, objetivo é abordar o máximo de veículos possível, e também pessoas em atitude suspeitas, sendo assim dando apoio e suporte aos comandos de policiamento ostensivos. A prioridade nesse primeiro momento e nosso foco, foi a rua Anatália de Melo Alves, aqui próximo a Leste Oeste, rua bastante conhecida como sendo de uma área bastante critica, iremos abordar aqui na Leste Oeste todos os tipos de veículos, com o uso do Etilômetro, e principalmente veículos ciclo motores como costumamos chamar as 50cc. Em seguida sairemos em tático móvel até montar outra barreira em algum ponto especifico da cidade. "Tolerância Zero" é nosso ideal.











Preso de Serviço Externo é flagrado com 600 gramas de maconha dentro da Penitenciária Mário Negócio




O preso de justiça,Adriano de Araujo Marques que ganhou o direito de passar o dia trabalhando fora da Penitenciária Mário Negócio, com retorno à noite para dormir na Unidade prisional, foi flagrado no início da noite desta quarta feira,27 de janeiro, com 600 gramas de maconha prensada.

De acordo o agente Bião, Adriano ao retornar para o presídio para dormir, demonstrou nervosismo o que levantou suspeitas por parte dos agentes de Plantão que resolveram abordá-lo. 

Durante a revista os agentes encontraram a droga, que segundo eles, era para comercializar dentro da unidade prisional. Adriano foi encaminhado à Delegacia de Plantão para procedimentos cabíveis.


Fonte: Fim da Linha

Planalto convicto de que operação mira Lula



A 22ª fase da Operação Laja-Jato, que ganhou o nome de Triplo X, cria mais um braço de investigação – e não mais apenas o que decorre de ações da Petrobras. Tendo como elo João Vaccari Netto, que está preso em Curitiba, a Lava Jato chega à Bancoop, a cooperativa de bancários de São Paulo, criada por Ricardo Berzoini, hoje ministro da Secretaria de Governo, com gabinete no Palácio do Planalto.

Ele teve como sucessor Vaccari, o tesoureiro do PT de quem Dilma fez questão de se distanciar na campanha de 2014. A suspeita é de uso dos imóveis para pagamento de propina, lavagem de dinheiro e criação de empresas offshore para transferência dos imóveis.

No Palácio do Planalto, a palavra de ordem é a mesma de desde o início da Lava-Jato: “Não há ninguém acima das investigações”, mas a apreensão é maior. Há a convicção de que o alvo é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comprou um apartamento da Bancoop e, depois do entendimento da cooperativa com a OAS, teve um triplex reservado para sua família.


Fonte: Robson Pires/Martins em pauta

Dilma afirma que não há provas contra Lula na 22ª fase da Lava Jato




A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (27) que não há provas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na 22.ª fase da Operação Lava Jato e criticou as "insinuações" contidas nos vazamentos da investigação. Dilma ficou irritada quando foi questionada se a Lava Jato estava se aproximando de Lula e disse que, "ao contrário do mundo medieval", o ônus da prova cabe a quem acusa. Ao ser questionada se o ex-presidente seria o alvo da Polícia Federal, Dilma fechou o semblante. "Eu me recuso a responder pergunta desse tipo porque se levantam acusações, insinuações e não me dizem por que, quando, como, onde e a troco do quê", disse ela em Quito, logo após discursar em um retiro com chefes de Estado e de governo que participam da IV Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Dilma disse achar "extremante incorreto" esse tipo de vazamento das investigações e citou até os ideais da Revolução Francesa para dizer que o ônus da prova cabe a quem acusa. "Se alguém falasse a respeito de qualquer um de nós aqui, que a nova fase da Lava Jato levanta suspeitas sobre você, e você não soubesse do que é suspeita, como é que é suspeita e de onde vem a suspeita, você não acharia extremamente incorreto, do ponto de vista do respeito?", perguntou ela. "Quem prova - acho que foi a partir da Revolução Francesa, se não me engano, foi com Napoleão - a culpabilidade, ao contrário do mundo medieval, o ônus da prova é de quem acusa." Para a presidente, o inquérito e as investigações existem para apurar os fatos, e não para vazar informações ainda sob análise. "Antes como você provava? Eu dizia que você era culpado e você lutava comigo. Se você perdesse, você era culpado. Então, houve um grande avanço no mundo civilizado a partir de todas as lutas democráticas." A reportagem perguntou a Dilma se a Lava Jato atrapalhava a economia. "Não, querida, eu não vou responder. Sinto muito. O FMI acha. Eu acho que vocês devem perguntar ao FMI", respondeu a presidente, numa referência ao relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI). Na última sexta-feira, Dilma disse ter ficado "estarrecida" com o documento, que apontou a duração da instabilidade política e a continuidade das investigações da Lava Jato como causas da crise econômica brasileira.
Fonte: Martins em pauta

'Japonês da Federal' é afastado e não participa mais de prisões da Lava Jato



Foto: Reprodução / O Antagonista

O agente da Polícia Federal, Newton Ishii, passou por uma mudança nas suas funções e não vai mais participar das prisões da Operação Lava Jato. Conhecido como 'Japonês da Federal', ele ganhou fama exatamente por sua participação recorrente nesse tipo de ação. De acordo com a revista Época, Ishii não vai mais conduzir os presos por conta da sua popularidade. A PF avalia que a presença dele pode alertar eventuais alvos das operações. Na sede da Polícia Federal de Curitiba, o agente é abordado por pessoas que o reconhecem e o parabenizam pelo trabalho.
Fonte:Martins em pauta

José Dias: “Podem esperar que 2016 será bem pior do que 2015 no RN em relação às finanças”


O Governador Robinson Faria (PSD) pode até ser otimista, mas a previsão do deputado estadual José Dias (PSD) para o ano de 2016 é totalmente o contrário do Chefe do Executivo Estadual. 

“Podem esperar que 2016 será bem pior do que 2015 no RN”, declarou o deputado, se referindo às finanças do Estado, em entrevista ao Repórter 98, na 98 FM, apresentado por Felinto Rodrigues e Jean Valério. 

“O Governador não tem mais de onde retirar recursos extras”, completou o deputado. 
Fonte:Política na pauta

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Aedes Aegypti: se havia motivos para preocupação, agora mais ainda

Carlos Alberto
Tenho falado aqui neste espaço, sempre que o assunto merece, que o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, é mais perigoso do que se pensa, e que por isso mesmo devemos ter todo o cuidado para evitar que ele nasça e se reproduza.
Quando falo “devemos”, falo dos poderes públicos bem como da sociedade de um modo geral. Não se pode ficar esperando ações pontuais dos órgãos de saúde para combater o Aedes Aegypty. Esse é um combate que exige a união de todos. Estamos numa guerra e precisamos exterminar o inimigo. Essa a compreensão que tenho e que todos devem ter.
Surge agora a notícia de que a Secretaria de Estado e da Saúde Pública (Sesap) confirmou a presença do vírus Zika em uma mulher falecida no Rio Grande do Norte.
A paciente, uma jovem de 20 anos, residia no interior do estado e foi a óbito em abril de 2015. Inicialmente teve seu quadro notificado como um possível caso de dengue. Após o óbito, amostras foram enviadas ao Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), que descartou a presença do vírus da dengue e confirmou a presença do vírus zika.
Portanto, mais um agravante já que o Zika, conforme o Ministério da Saúde, é causador da microcefalia em recém-nascidos. Até agora se pensava ser o único mal causado pela doença cujo vetor é o Aedes Aegypti. Quando se falava em óbito se atribuía apenas a dengue. Com essa nova notícia se verifica que também o Zika pode levar a morte.
“Esta confirmação é um achado importante, vai agregar dados à investigação do comportamento do vírus, porém ainda não é o momento de dizer que o vírus zika causou o óbito desta paciente; isso só poderá ser confirmado após uma investigação completa e cuidadosa”, explicou Cláudia Frederico, coordenadora de Promoção à Saúde da Sesap.
Claro, se entende a cautela da técnica da Sesap. No entanto, o vírus Zika foi encontrado nas vísceras da jovem que foi a óbito e mesmo que ela tenha tido uma outra doença, e isso só será comprovado após o seu histórico farmacológico, fato é que o Zika, se não foi a causa de sua morte, certamente provocou o agravamento de qualquer tipo de doença que a jovem tinha e, claro, levou ela a morte.
Como eu disse no título do meu comentário, Aedes Aegypti: se havia motivos para preocupação, agora mais ainda.
Fonte: nominuto.com

RN é o segundo Estado com mais casos de microcefalia confirmados no Brasil

Ministério da Saúde já registrou 10 mortes e 60 casos confirmados da malformação congênita no Rio Grande do Norte.

Reprodução
No Brasil, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro.
O mais recente boletim, divulgado nesta terça-feira (27) pelo Ministério da Saúde, revela que o Rio Grande do Norte é o segundo Estado que mais tem casos de microcefalia confirmados no Brasil. Em todo o RN, 60 crianças nasceram com microcefalia por infecção congênita, mas não necessariamente pelo vírus Zika.
Outros 133 casos de microcefalia estão sendo investigados no Estado. No Brasil, 4.180 casos suspeitos de microcefalia foram registrados até 23 de janeiro. 
Foram notificadas também no país 68 mortes por malformação congênita após o parto (natimorto) ou durante a gestação (aborto espontâneo). Destes, 12 foram confirmados para a relação com infecção congênita, todos na região Nordeste, sendo 10 no Rio Grande do Norte, um no Ceará e um no Piauí.
A região Nordeste concentra 86% dos casos notificados, sendo que Pernambuco continua com o maior número de casos que permanecem em investigação (1.125), seguido dos estados da Paraíba (497), Bahia (471), Ceará (218), Sergipe (172), Alagoas (158), Rio Grande do Norte (133), Rio de Janeiro (122) e Maranhão (119).
* Com informações do Ministério da Saúde

Governador sanciona Plano Estadual de Educação do Rio Grande do Norte


 
O governador Robinson Faria sancionou nesta quarta-feira (27) o Plano Estadual de Educação do Estado (PEE) do Rio Grande do Norte. O PEE contempla as ações que deverão ser executadas pelo Estado nos próximo dez anos para melhorar o sistema educacional como um todo.

O Plano Estadual de Educação contempla 21 metas para as redes de educação municipal, estadual e federal, entre elas a alfabetização de crianças de 6 a 8 anos, o aumento em 300% das matrículas no ensino profissional, a ampliação das vagas para crianças de 0 a 3 anos em creches e a valorização da carreira do magistério. 
“O Plano Estadual de Educação é um protagonismo coletivo e de cidadania, do Governo do Estado e da sociedade, escolas, universidades, municípios, em prol da educação. O governo confiou no Forum Estadual de Educação, exercendo sua prática democrática e do diálogo. E também na Assembleia Legislativa que aprovou a lei agora sancionada que institui o PEE”, afirmou Robinson Faria. 
O secretário de educação, Francisco das Chagas Fernandes disse que desde o início de 2015 a administração estadual decidiu destravar o debate do PEE e concluir sua elaboração através de discussões e coleta de sugestões em conferências municipais e intermunicipais e com o envolvimento direto do Forum. “Agora temos metas definidas e as formas de alcançá-las. Tudo que precisa ser feito está definido”, explicou. 
Para a senadora Fátima Bezerra, o plano “é a concretização da luta para avançar no direito à educação e para oferecer aos jovens uma melhor educação de base, profissional e superior”. 
Também presente na solenidade, o deputado estadual Fernando Mineiro destacou que o PEE “é um avanço importante, um desafio e uma ousadia, com o objetivo de oferecer mais qualidade no ensino”. 

Fonte: G1

PRESIDENTE NACIONAL DO PSB TERÁ ENCONTRO COM WILMA DE FARIA EM NATAL NA SEXTA-FEIRA

 
Na próxima sexta-feira, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, desembarcará em Natal. No mesmo dia ele terá uma reunião com a vice-prefeita de Natal, ex-governadora, Wilma de Faria, presidente da legenda no Estado do Rio Grande do Norte. 

Esse é o primeiro encontro dos dois dirigentes peessebistas após o ingresso do deputado federal Rafael Motta, que chegou ao partido com a intenção de ser o presidente estadual do PSB. 

Ainda não foi confirmada o local da reunião de Siqueira com Wilma de Faria. Eleições de 2016 e o comando do partido no Estado devem ser os principais assuntos a serem debatidos pelos dois durante o encontro em Natal. 
Fonte: Serrinha de fato

Governo diz que pagará bolsa mensal a famílias de bebês com microcefalia

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome informou nesta quarta-feira (27) que mães de crianças diagnosticadas com microcefalia podem se inscrever no Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

O auxílio tem o valor de um salário mínimo por mês e é normalmente concedido a idosos com mais de 65 anos que não recebem aposentadoria e a pessoas diagnosticadas com um algum tipo de deficiência. 

Desde o fim do ano passado, milhares de casos de microcefalia começaram a ser registrados no país. O governo aponta o mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue e da febre chikungunya, como responsável por transmitir o zika vírus, responsável pela microcefalia em bebês. 

Conforme o Ministério do Desenvolvimento Social, o pagamento do BPC corresponde a um salário mínimo e só pode recebê-lo quem possui renda per capita familiar inferior a um quarto de salário mínimo, atualmente em R$ 220.
Fonte: Serrinha de fato

ALEXANDRIA TERÁ ELEIÇÃO INDIRETA PARA PREFEITO


O Nobre Vereador Manoel Abrantes Junior - Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito - recebeu neste dia 26, de ordem da Exma. Sra. Juíza Eleitoral da 41ª Zona Dra. Welma Ferreira, despacho em resposta ao comunicado Prot.nº 992/2016. 

Tendo em vista que a cassação do Chefe do Executivo de Alexandria deu-se por causa não eleitoral, no segundo biênio do mandato, bem como da proximidade das Eleições no próximo 02 de outubro do corrente ano, imperosa se faz a realização de ELEIÇÃO INDIRETA pelo Poder Legislativo local, a quem cabe sua regulamentação e execução conforme os precedentes do TSE e da Corte Eleitoral potiguar. 

*Barriguda News./ Serrinha de fato

Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor termina no dia 4 de maio


O prazo para transferir o título de eleitor ou pedir a emissão do documento (no caso de jovens com mais de 16 anos) termina no dia 04 de maio neste ano. Isso porque a solicitação deve ser feita até 151 dias antes da votação, que acontece em outubro, como estabelece o calendário eleitoral. 
Quem está com o título cancelado por ter deixado de votar no último pleito também tem até esta data para regularizar a situação. Neste ano, o primeiro turno das eleições municipais, que vão definir os novos prefeitos e vereadores, está marcado para o dia 02 de outubro. Nas cidades em que houver segundo turno, ele ocorrerá no dia 30. Fonte: Serrinha de fato

Por dívida de R$ 200, filho de PM aposentado é baleado no Alto Oeste


(Foto: Divulgação)
O filho de um policial militar aposentado de Pau dos Ferros foi alvo de uma tentativa de homicídio na tarde desta terça-feira (26) em via pública, na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte. 

Pablo Matheus da Silva Sousa foi baleado no rosto, coxa e tornozelo e foi socorrido para Natal, onde passará por cirurgias. 

Segundo a família, o adolescente de apenas 15 anos foi alvo do ataque devido a uma dívida de R$ 200. O débito deveria ter sido pago com um tablet, entretanto o aparelho caiu e quebrou no momento em que o garoto o entregava ao cobrador. 

“O tablet quebrou na mão do cara, e ele não quis receber. Porém, meu irmão falou que já tinha pago e não ia pagar novamente. Então, ele o ameaçou e mandou uma outra pessoa executá-lo”, detalhou uma irmã do adolescente, ao MOSSORÓ HOJE. 

Pablo Matheus foi ferido por um homem que estava em uma moto de cor não identificada. A Polícia Militar e Civil do município realiza buscas com o objetivo de prender os suspeitos, que já foram identificados. 

O adolescente foi socorrido ao Hospital Regional de Pau dos Ferros e transferido para o Hospital Walfredo Gurgel, na capital do RN. Ele está consciente, mas seu estado de saúde inspira cuidados.

Fonte: Mossoró Hoje/Serrinha de fato

MOTO TOMADA DE ASSALTO EM LATROCÍNIO EM MOSSORÓ-RN, É LOCALIZADA PELA POLÍCIA MILITAR.





Policiais Militares do Grupo Tático Operacional Rodoviário (GTOR) composta pelos Sds Sales, Assunção e Caetano, receberam uma denúncia na tarde desta terça feira 26 de janeiro de 2016, que uma motocicleta HONDA BROS se encontrava abandonada em um matagal por trás do lixão na BR 110 em Mossoró no Rio Grande do Norte. Os policiais foram até o local e constataram que se tratava de uma motocicleta HONDA BROS de placa OWD 1035, a moto foi tomada de assalto em um crime de latrocínio na Avenida Alberto Maranhão no dia 22 de Janeiro de 2016 (Relembre). A motocicleta foi conduzida até a Delegacia de Plantão e apresentada a autoridade policial para os procedimentos cabíveis para em seguida ser entregue a família da vítima.




Fonte: Passando na Hora

Policia Rodoviária Federal prende mulher transportando cocaína para vender em Caicó




A Polícia Rodoviária Federal prendeu na manhã de hoje uma mulher com 1 quilo de cocaína num ônibus de passageiros de linha intermunicipal. O flagrante ocorreu quando os Agentes fiscalizavam na BR 226, em Bom Jesus, por volta das 10h40. 

Eles deram ordem de parada a um ônibus da linha Natal-Caicó e ao verificarem os passageiros e vistoriarem os pertences, encontraram com uma mulher de 21 anos o tablete da droga. Segundo informações, a mulher mora na Rua João Damásio em Mossoró. 

Ela informou aos PRFs que iria revender a droga em Caicó, aproveitando o período de carnaval. Ela foi levada à delegacia de Polícia Civil de São Paulo do Potengi, onde foi reconhecida por já ter sido presa por furto em lojas da região. 

Ela vai responder por tráfico de drogas, conforme o artigo 33 da Lei de Drogas (11.343/2006), podendo ser apenada de 5 a 15 anos de reclusão. 

Assessoria PRF


Fonte: O Câmera/Martins em pauta

Sesap realiza coletiva sobre primeiro óbito por Zika vírus no RN




A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Coordenadoria de Promoção à Saúde, realiza nesta quarta-feira (27), coletiva de imprensa para informar sobre o primeiro óbito causado por Zika vírus no estado. Além disso, divulgará os novos números da microcefalia no RN.

A coletiva será às 10h, na Sala de Situação, localizada no sétimo andar da Sesap, com a coordenadora de Promoção à Saúde, Cláudia Frederico.

Fonte: Marcos Dantas/Martins em pauta

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

INTERESSA AOS MARTINENSE:Oficial de justiça não consegue intimar blogueiro para cumprimento de pena.



Por ser algo desonroso à nossa classe, afirmo que não tenho nenhuma satisfação em informar, mas, faz-se necessário revelar à população que o blogueiro José Antônio Nunes de Souza (vulgo Bal), após tanto insistir em difamar e caluniar cidadãos de bem, utilizando a sua ferramenta de comunicação, acabou recebendo uma punição exemplar por parte do Poder Judiciário.

Através de decisão proferida pelo Juiz de Direito Henrique Baltazar Vilar dos Santos, o blogueiro Bal foi condenado às penas de três meses de detenção, pela prática de delito capitulado no art. 359, caput, do Código Penal, e um mês e dez dias de detenção, por crime do art. 140 do mesmo diploma, ambas em regime aberto e substituídas por prestação de serviços à comunidade.

Unificadas, as penas impostas ao blogueiro condenado totalizam quatro meses e dez dias de detenção, algo que poderia ser evitado caso o réu fosse obediente às determinações judiciais proferidas anteriormente em vários processos, e que visavam inibir a sua condução imprudente de uma página virtual pública.

Contudo, ao que parece, o oficial de justiça designado para intimar o referido comunicador está enfrentando enormes dificuldades para encontrá-lo e, consequentemente, notificá-lo para o cumprimento da pena.

Após realizar diversas e cansativas diligências sem sucesso, o servidor do Poder Judiciário conseguiu apenas um contato telefônico com o réu condenado que alegou estar em outro estado, portanto, não podendo ser intimado, e que fará uma viagem à região Sudeste do país, cujo retorno previu para uma data posterior ao carnaval.

Longe de mim querer insinuar que o colega blogueiro esteja utilizando-se de artifícios ardilosos para protelar o cumprimento da pena, contudo, a julgar pelos fatos narrados pelos próprios membros do Poder Judiciário, intimá-lo virou uma tarefa quase impossível, o que é algo muito curioso já que, segundo alguns cidadãos, o mesmo é visto constantemente em solo pau-ferrense.

Que estranho, não é mesmo?

Ah, tá!
Fonte: Política Pauferrense

NOTA DO BLOG MARTINS DE FATO
O BLOGUEIRO JOSÉ ANTÔNIO NUNES DE SOUSA (VULGO BAL), É AQUELE QUE PUBLICOU MATÉRIAS SOBRE A POLÍTICA DE 
MARTINS, ENVOLVENDO O NOME DE Dr. NETINHO NOS ÚLTIMOS DIAS.
 Clique nas imagens para visualizar em tamanho maior.

Operação do MP prende presidente da Câmara Municipal de Apodi, RN



João Evangelista de Menezes Filho é suspeito de atrapalhar investigação.
Segundo o próprio MP, estão sendo cumpridos nove mandados de prisão.



Vereador João Evangelista de Menezes Filho, presidente da Câmara Municipal de Apodi (Foto: Márcio Morais)


Policiais civis e militares deram cumprimento, na manhã desta terça-feira (26), a nove mandados de prisão preventiva na cidade de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Entre os presos, segundo o Ministério Público, está o presidente da Câmara Municipal, vereador João Evangelista de Menezes Filho, do PR. ACESSE AQUI A DECISÃO JUDICIAL que determinou a prisão do vereador e dos outros oito suspeitos.

As prisões, segundo o MP, foram necessárias em razão de os suspeitos estarem atrapalhando uma investigação conduzida pelo próprio órgão ministerial. A operação foi batizada de Apóstolo.

"O vereador vinha sendo investigado há mais de 9 meses pelo Grupo de Atuação Regional de Defesa do Patrimônio Público (GARPP), Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e Promotoria de Apodi por suspeita de desvio de recursos públicos Casa Legislativa", acrescentou o MP.

Ainda de acordo com o Ministério Público, "no curso das investigações da operação, interceptações telefônicas realizadas com autorização judicial mostraram uma intensa articulação do presidente da Câmara no intuito de intimidar testemunhas e assim interferir no conteúdo dos seus depoimentos, além de ter destruído documentos que interessavam às investigações. Diante dessas circunstâncias, não restou outra alternativa senão requerer a custódia cautelar do investigado e de outras oito pessoas que vinham tentando inviabilizar as investigações".

"Os elementos de prova até agora colhidos apontam para a prática dos crimes de peculato, extravio de documentos públicos, falsidade ideológica e uso de documentos falsos, associação criminosa, denunciação caluniosa, usurpação de função pública e falso testemunho, cujo somatório das penas pode chegar a até 47 anos de prisão", acrescentou.


Câmara Municipal de Apodi, no RN, foi alvo de ação
conjunta do MP (Foto: Márcio Morais/G1)

Superfaturamento

No dia 21 de julho de 2015, o Ministério Público apreendeu documentos na Câmara Municipal de Apodi durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça do Rio Grande do Norte. As apreensões estão sendo usadas em um inquérito criminal que apura o superfaturamento de despesas na Casa Legislativa. "Basicamente, recolhemos documentos, anotações e um malote com informações contábeis e financeiras. Foi necessário arrombar algumas portas e gavetas que não puderam ser abertas", explicou na ocasião o promotor Sílvio Brito.

O representante do Ministério Público acrescentou que já existia uma investigação sobre o superfaturamento na esfera cível. "A investigação criminal foi um desdobramento dos fatos constatados pelo órgão", acrescentou.


*G1

Fonte: Umarizal News/Martins em paute