segunda-feira, 25 de maio de 2015

Curso de Letras à distância recebe conceito máximo


O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC) atribuiu nota 5 ao Curso de Letras - Português - na modalidade à distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O resultado é fruto da avaliação in loco feita pela Comissão de Avaliadores de 10 a 13 deste mês de maio à estrutura do curso.

O conceito máximo atribuído ao curso é resultado de uma combinação da qualidade exigida pela legislação da Educação a Distância (EaD) vigente no país, com as diretrizes curriculares estabelecidas pelo MEC para o referido curso de graduação e da constatação dos aspectos exigidos pelo MEC/INEP durante a visita da Comissão ao curso.

Alex Régis


Reitora Angela Paiva creditou o resultado ao esforço conjunto para cumprir o Projeto Pedagógico
A nota representa a soma da pontuação conquistada pelo curso na organização didático ¬pedagógica,¬ corpo docente e tutorial e infraestrutura. Em nota aos integrantes do Curso de Letras – Português a distância, a reitora Angela Maria Paiva Cruz parabenizou-os pela obtenção do conceito 5, citando “o esforço de cada um, professores, coordenadores, Sedis, alunos e gestores, para cumprir o Projeto Pedagógico do curso com qualidade”.

O Curso

Vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), o Curso de Letras – Português, modalidade a distância, foi criado pela Resolução 217/2010 de 7 de dezembro de 2010 do CONSEPE-UFRN. Ofertado inicialmente com 50 vagas desde 2012, no campus central, em Natal, e em mais 11 pólos do Rio Grande do Norte, atende, também, demandas de municípios de outros estados.

Coordenado pela Professora Sulemi Fabiano Campos, Doutora em Linguística e em Língua Portuguesa, o curso tem carga horária é de 2970 horas/aula e duração mínima oito períodos letivos, conforme as Diretrizes Curriculares. Desde 2014 passou para 200 vagas e atua em comum acordo com a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da UFRN, produtora do material didático para os cursos a distância da UFRN e de outros instituições que ofertam EaD no país.

Segundo a comissão avaliadora, o projeto de criação do curso foi elaborado conforme as prioridades do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), ou seja, atende a formação de professores para a Educação Básica. O objetivo da UAB é oferecer Educação Superior para camadas da população que estão excluídas do processo educacional.



Fonte: Tribuna do Norte

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