quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Facebook lança nova ferramentas para prevenir suicídios

0tempO Facebook lançou na quarta-feira ferramentas atualizadas que oferecem mais recursos, aconselhamento e apoio a pessoas que possam estar lutando com pensamentos suicidas, e também a seus amigos interessados e membros da família.
A iniciativa marca o 5º “Compassion Research Day” (Dia da Pesquisa por Compaixão) da rede social, iniciativa anual cuja primeira edição se deu em 7 de dezembro de 2011.
As novas atualizações foram elaboradas pela empresa em parceria com organizações de saúde mental como Forefront, Now Matters Now, National Suicide Prevention Lifeline, Save.org e outras. Foram consultadas também pessoas que viveram experiências com autoagressão ou suicídio.
“Um dos pontos-chave que motivou este trabalho foi o levantamento do quão importante é para as pessoas em dificuldades se conectar com entes queridos e que se importam com elas”, diz o Facebook em sua página dedicada à iniciativa, em um post de autoria de Rob Boyle, gerente de produto do Facebook, e Nicole Staubli, especialista em operações de segurança da comunidade do Facebook.
O Facebook exorta seus usuários, ao perceberem uma ameaça direta de suicídio, a entrar em contato imediatamente com os serviços de emergência locais. A rede social também solicita que usuários que notem algo estranho nesse sentido relatem à empresa qualquer conteúdo preocupante em posts.
EQUIPES ALERTA 24/7 NO MUNDO TODO
“Temos equipes de trabalho em todo o mundo, 24/7, que revisam qualquer relatório que chegue. Essas equipes priorizam os relatos mais graves, tais como autolesão, e enviam ajuda e recursos para as pessoas em dificuldades”, diz a empresa.
Para aqueles que podem precisar de ajuda, o Facebook ampliou significativamente o apoio e os recursos que estão disponíveis para eles na próxima vez que efetuem logon na rede social, após ter sido analisado um relatório que tenha sido postado a respeito de cada caso.
“Além de incentivar o usuário a entrar em contato com um especialista em saúde mental na National Suicide Prevention Lifeline, agora também damos a ele a opção de estender a mão pedindo ajuda a um amigo, e fornecemos dicas e conselhos sobre como ela ou ela pode trabalhar com estes sentimentos autodestrutivos”, explica o post.
O Facebook também está fornecendo novos recursos e apoio para a pessoa que sinalizou um post preocupante, incluindo opções para eles telefonarem ou enviarem mensagem para seu amigo angustiado deixando-o saber que eles se importam. Outra opção é pô-los em contato com um outro amigo ou com um profissional treinado em uma hotline de apoio a suicidas potenciais.
POR ORA SÓ NOS EUA
As novas atualizações serão liberadas aos poucos, inicialmente para os que usam o Facebook nos EUA durante os próximos meses. A empresa também está trabalhando para melhorar essas ferramentas para aqueles que estão fora dos Estados Unidos.
A empresa fez questão de esclarecer que a nova atualização não é um substituto para os serviços de emergência locais.

O Globo via Blog do BG


Nenhum comentário:

Postar um comentário